Vamos colocar Estratégia e Execução em destaque aqui no Blog entendendo a “importância de um bom planejamento estratégico” para 2023. Essa é a Parte I da nossa reflexão. Aguarde pela Parte II, quando vamos focar no seguinte: “Se a estratégia é importante, a execução é vital”. Combinado? Agora vamos para a primeira parte.
Estratégia e Execução – Parte I
Um bom planejamento é o ponto de partida para qualquer empresa, principalmente nos tempos atuais, com transformações tão aceleradas. Lidamos diariamente com crises, pandemias, guerras, mudanças políticas, mudanças econômicas, climáticas, dentre outras tantas variáveis. E como fica a sua empresa no meio de tudo isso?
Nesse contexto, o empresário ou executivo precisa refletir sobre uma série de questões fundamentais: Onde a empresa se encontra? Onde quero chegar em 2023? Quais são as tendências em alta no momento? Para alcançar os nossos objetivos, quais são os principais obstáculos que vamos enfrentar a curto, médio e longo prazos?
Lembre-se: antecipar o planejamento é olhar para o futuro e alinhar metas e objetivos com maior tempo hábil. Se você não traçar um planejamento, vai viver “apagando incêndios” para sempre. Vamos utilizar uma padaria como exemplo:
– A Copa do Mundo me surpreendeu! Não imaginava que venderia mais neste período.
– O sal e o açúcar ficaram mais caros com a crise política. Não contava com esse aumento.
– A pandemia deixou o padeiro de licença por 15 dias. Eu não previ nenhum substituto.
Os três exemplos acima mostram um empresário sendo surpreendido e não se planejando para o que está por vir. Ele “apaga incêndios” a cada novo problema que surge. Não consegue se antecipar e ter na mesa um olhar 360° para a sua gestão.
Precisamos reforçar que o planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo da organização. Ele mapeia problemas que podem surgir ao longo do caminho e identifica oportunidades de melhoria.
Para executar o plano na prática, é preciso fazer um planejamento estratégico que seja concreto, útil, simples, direto e assertivo. Um bom planejamento estratégico aproxima a empresa do seu desejo, aumentando a probabilidade dele se tornar realidade. Além disso, deixa o ambiente mais integrado e alinhado.
Pode reparar: as pessoas passam a falar uma linguagem comum quando o planejamento está bem definido e traçado. Assim fica mais fácil todos trabalharem na mesma direção.
Estratégia e Execução, Parte II
Aguarde pela Parte II. Vamos atualizar este artigo com o link “Se a estratégia é importante, a execução é vital”. Mas, enquanto aguarda, que tal falar com a nossa equipe sobre o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da LGK?
No módulo que trata do planejamento estratégico, trabalhamos a Estratégia como processo contínuo, alinhando propósito organizacional, análise de ambientes, diferenciação e inovação no Modelo de Negócios. Uma boa construção da estratégia entrega um Mapa Estratégico consistente, indicadores, metas e projetos alinhados e priorizados de acordo com o que for mais importante para a sua empresa. A partir daí, disciplina na execução é vital! Clique aqui para saber mais.
E até a próxima!
Ricardo Langanke
CEO da LGK Gestão & Governança, Associada à FDC – Fundação Dom Cabral