As tendências profissionais de 2023 já ganham destaque no nosso dia a dia. Mas será que estamos atualizados com o que há de mais moderno no mercado de trabalho atual? Aqui neste artigo reunimos 7 habilidades que estão em alta. Gestores e líderes precisam ficar de olho nesta constante transformação. Acompanhe na lista a seguir.
Lembrando que um bom planejamento estratégico será fundamental para você alcançar os seus objetivos no ano. Aqui neste outro artigo nós falamos sobre priorizar a estratégia certeira.
1: Tempo
Não se orgulhe de achar que ser um líder “sem tempo pra nada” é uma boa. De que é sinal de que você está trabalhando bastante. Não! Significa que você não está conseguindo fazer a gestão correta do seu tempo de trabalho. Saber gerir o tempo é uma habilidade importante nos dias de hoje. Com foco no que é realmente fundamental.
2: Comunicação
O bom gestor precisa ter uma comunicação efetiva. Não adianta enviar um e-mail gigante achando que ele vai resolver os seus problemas. “Pronto, passei a mensagem”. É preciso se comunicar de forma clara e objetiva. Com a ideia de transmitir a mensagem e ser entendido.
3: Emocional
Trabalhar com a mente saudável é uma habilidade e tanto. Pessoas com fortes habilidades de inteligência emocional valem ouro. Essa “soft skill” passa por empatia, ajudar a construir relacionamentos e induzir sentimentos calorosos de compaixão e preocupação em todos da sua equipe. A inteligência emocional ainda promove positividade e pertencimento no trabalho. “Estou com a cabeça boa para trabalhar e alcançar os melhores resultados”.
4: Flexibilidade
Já ouviu falar sobre Flexibilidade Cognitiva? É a capacidade de pensar fora da caixa. Ou seja, buscar soluções menos óbvias para a resolução de um problema. Uma abordagem flexível – aberta a diferentes perspectivas. Promove a fluidez de pensamentos e ajuda o pensamento lateral. “Não tenho a mente fechada, e não defendo somente uma opinião até o fim. Sou flexível e cabeça aberta”.
5: Adaptável
Flexibilidade e adaptabilidade são importantes. Aceitando novos modelos de trabalho. E gerenciando fluxos de trabalho personalizados, onde as circunstâncias e as necessidades de cada pessoa são únicas. Afinal, a vontade de adaptação é decisiva para o sucesso no futuro inovador e tecnológico.
6: Programação
Preciso aprender a programar em linguagem de computador? Calma, calma, não é bem assim. Aqui estamos falando da habilidade da codificação. Entender os conceitos do mundo dos códigos dos computadores. Precisamos entender que a codificação é o caminho para se comunicar nesta área. Uma espécie de alfabetização, mas em códigos de programação. Isso sem falar que programar é um estudo enriquecedor para áreas como matemática e resolução de problemas lógicos.
7: Imagem
Por fim, destacamos a habilidade de cuidar da própria imagem. Entendendo, por exemplo, os conceitos básicos do marketing digital e dos algoritmos nas redes sociais. É preciso ter bom senso e cuidado ao lidar com a imagem nas redes. Quem tem boas habilidades nessa área, logo desenvolve pensamento crítico, alfabetização digital e conhece as operações voltadas para o público na internet.
Fazendo a diferença no mercado
É hora de se aprofundar no estudo das habilidades do futuro. Você precisa conhecer o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da LGK, o PDD. O objetivo é capacitar os gestores nos temas considerados clássicos para uma boa gestão. Os conteúdos são relevantes e constantemente atualizados. Ministrados por professores especialistas da Fundação Dom Cabral, a FDC, eleita como uma das melhores escolas de negócios do mundo.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça os benefícios do programa!
Até a próxima!
Ricardo Langanke
CEO da LGK Gestão & Governança